Nos últimos anos, várias tecnologias alternativas surgiram para combater os problemas causados pelo acúmulo de incrustações, comuns em águas com dureza, ricas em cálcio e magnésio. No entanto, o uso de tratamento por abrandamento com base em sal e troca catiônica tem sido predominante na redução de incrustações e no tratamento de águas.
Este método, apesar de eficaz, resulta em níveis elevados de sódio e minerais como chumbo e cobre na água, o que pode ser prejudicial tanto para consumo humano quanto industrial, além de demandar atividades operacionais extensivas e gastos com manutenção periódica.
As incrustações, compostas por depósitos de cálcio, magnésio e bicarbonato, são especialmente difíceis de remover e têm um impacto significativo no fluxo de água através das tubulações, assim como na formação de crostas em trocadores de calor e em componentes móveis, como válvulas.
Como uma alternativa inovadora no tratamento de água, a Filtrali introduziu no Brasil uma tecnologia importada e exclusiva de última geração, validada por instituições estrangeiras e estudos científicos. Essa tecnologia consiste nos aparelhos Inativadores de dureza da água, que utilizam a resina Filtac-NSS e o método TAC (Cristalização Assistida por Modelo) para inativar os elementos de dureza, formando cristais microscópicos na água diminuindo a quantidade de íons livres de cálcio e magnésio, evitando a formação de incrustações, sem gerar os problemas associados ao excesso de sódio e outros componentes indesejáveis que os abrandadores causam.
Os aparelhos Inativadores são compostos por um reservatório ou carcaça para cartucho, com conexões de entrada e saída para a tubulação de água, que contêm internamente a resina Filtac-NSS granulada ou em forma de cartucho. Em residências, este equipamento é instalado na tubulação de água do estabelecimento, preferencialmente no ponto de entrada.
Além dos benefícios mencionados, testes têm demonstrado que o método TAC é mais eficaz do que outros sistemas de neutralização de dureza, como dispositivos de precipitação eletricamente induzida. Além disso, quando considerados os custos de capital, o sistema Filtac-NSS é muito mais econômico em comparação com métodos como precipitação eletricamente induzida, troca iônica (abrandadores) e deionização capacitiva. O retorno do investimento geralmente é inferior a um ano, e os custos operacionais apresentam reduções significativas ano após ano. Isso se deve ao fato de que, em uma situação comercial, durante a vida útil da resina Filtac-NSS (que varia de três a cinco anos), nenhuma manutenção, reabastecimento, regenerações ou retro lavagens são necessárias. Filtac-NSS é ambientalmente amigável.
O Filtac-NSS é uma solução eficaz para reduzir significativamente o problema de incrustações em uma variedade de locais, incluindo utensílios domésticos, superfícies, vidros e outros objetos que comumente sofrem danos devido ao acúmulo persistente de resíduos. Com este sistema inovador, as manchas, normalmente produzidas pela agua dura, podem ser facilmente removidas e higienizadas com um simples passar de pano, eliminando a necessidade de produtos químicos agressivos e de aplicação de força física, que frequentemente resultam em danos aos equipamentos e impedem a limpeza adequada. Com o Filtac-NSS, a manutenção torna-se mais fácil e eficiente, garantindo a preservação dos itens e promovendo um ambiente mais limpo e saudável.
Equipe técnica Filtrali – www.filtrali.com.br