A importância do esporte e da atividade física nas relações sociais dentro dos condomínios

Temos observado uma mudança cultural em nosso País, onde na busca por maior segurança e comodidade, famílias estão migrando para condomínios fechados. Esses empreendimentos passaram a oferecer variadas possibilidades de atividades físico-esportivas e culturais, dispensando o deslocamento pela cidade.

 

Já é consenso comum que o esporte, de forma geral, ajuda a desenvolver uma série de habilidades físicas importantes, seja na formação das crianças ou mesmo dos jovens. A novidade nas pesquisas da área têm demonstrado também a importância na fase adulta e na melhor idade. Algumas pesquisas relacionam a força das pernas com a saúde do cérebro, a longevidade, podendo ajudar a prevenir a demência e o Alzheimer. 

 

Atuando na área esportiva há 40 anos, temos observado o aumento significativo de condôminos participando de atividades ou eventos físico-esportivos, promovidos dentro do próprio condomínio.

Considerando que a importância do esporte e da atividade física já está bastante difundida em nossa sociedade, gostaria de destacar outro aspecto positivo fundamental que o esporte tem desenvolvido nas comunidades entre os condôminos

.

Devido às pessoas terem perdido o hábito de se relacionar com vizinhos, as crianças já não saem de casa espontaneamente para brincar. Nesta realidade, o esporte aparece quebrando barreiras, aproximando pessoas, as crianças passam a se conhecer melhor, passam a brincar entre si. O grupo de whatsapp da aula passa a ser dos pais e vemos mensagens nos fins de semana como: “Fulana está brincando na casa de alguém?”   O relacionamento das crianças ajuda no envolvimento dos pais, que passam a conhecer melhor os pais do amiguinho(a) e, assim, a partir do esporte, as relações sociais entre os adultos também é facilitada.

 

Investir em uma programação interna de eventos esportivo-recreativos variados, que atenda todas as idades e gostos, é uma ótima opção para envolver os condôminos, oferecendo oportunidade para facilitar os relacionamentos entre os mesmos. Nestes momentos novas amizades são formadas, laços são estreitados, dando oportunidade da formação de um verdadeiro senso de comunidade.

O esporte é mágico. Aproxima as pessoas e forma laços de verdadeira amizade.

 

Prof. João Braga                                                              

Formado em Ed Física pela Unimep 1985, Especialização de Gestão Esportiva pela FGV SP 2000, MBA em Gestão de Projetos pela Esalq / USP 2021, Coordenador do Colégio CLQ, Técnico e Professor de Voleibol e Sócio da BRAGA SPORTS Consultoria e Projetos

 

_ bragasports              email: bragasports2@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *