Afinal, o que é cibersegurança?

A segurança cibernética é a ciência que estuda a proteção de sistemas eletrônicos contra ameaças e ataques maliciosos. Sistemas esses compostos, por exemplo, de computadores, servidores, dispositivos móveis, infraestrutura de redes, sistemas de controle de acesso, circuitos fechados de TV, bem como o acesso indevido a informações confidenciais e/ou sensíveis.

 

Atualmente existe uma ampla variedade de técnicas que os criminosos utilizam para esse fim, sendo o mais comum no Brasil o phishing. Você já recebeu alguma ligação de um número desconhecido, ou um e-mail de uma grande empresa ou marca, e no fim era golpe? Isso é o phishing. Os criminosos se passam por uma pessoa ou empresa confiável e enviam mensagens de texto, e-mail ou fazem ligações para enganar as pessoas. Nunca cliquem em links duvidosos ou você será vítima de um vírus ou malware que infectará seu dispositivo.

 

Com o avanço dos sistemas tecnológicos, os condomínios estão mais suscetíveis a ataques e ameaças cibernéticas. As principais formas de ataque são via phishing, ataque de negação de serviço e força bruta, que podem trazer graves consequências para a segurança de todos. Então, se sua rede estiver desprotegida, senhas com um nível de dificuldade baixa ou até mesmo senhas padrão dos fornecedores dos equipamentos, em pouco tempo um invasor via força bruta consegue acesso à sua rede. O Wifi muitas vezes presentes em condomínios para uso de moradores e visitantes, pode ser a porta de entrada para o agente malicioso.

 

Agora imagine que alguém acessou a rede e conseguiu acesso às câmeras do condomínio, o que ele poderia fazer com isso? Com acesso às câmeras, o invasor pode coletar informações sensíveis, observar a rotina dos moradores, horários de entrada e saída, seus hábitos e atividades dentro do condomínio, monitorar crianças e idosos, tornando-os alvos fáceis para outros tipos de crimes, entre outras coisas.

 

A proteção do condomínio é feita, não somente pelos equipamentos adequados, mas também pela capacitação da empresa que opera o sistema de segurança, bem como pela atitude dos moradores, principalmente quando se tem acesso ao sistema de câmeras no celular. Por isso, é sempre importante contratar empresas que se preocupam com a segurança cibernética do seu condomínio.

 

No ranking da América Latina e Caribe, o Brasil é o segundo país com mais registros de ataques cibernéticos, com mais de 100 bilhões de tentativas, um aumento de 16% em relação ao que foi registrado no ano de 2021.
Por isso, cada vez mais empresas e instituições governamentais estão investindo pesado em profissionais da área de segurança cibernética e participam de programas de bug bounty, que são programas de recompensa onde profissionais, também conhecidos como hackers do bem, validam a segurança e são recompensados financeiramente por isso. Dependendo do nível de criticidade da falha, são recompensas que podem chegar a 50.000 dólares.

 

A segurança cibernética é um investimento caro, mas necessário nos dias atuais. Tenha sempre em primeira opção uma empresa que se preocupa adequadamente.

 

Guilherme Roberti Prado, diretor da empresa Safe Soluções em Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *